Todas as linhas de pesquisa estão vinculadas ao Grupo de Pesquisa em Química Analítica Inorgânica (GPQAI)

 

Desenvolvimento de estratégias verdes no preparo de amostras para determinação elementar e análise de especiação química:

A linha de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de métodos de preparo de amostras que sejam simples, de baixo custo e que atendam aos princípios de Química Analítica Verde. Dentre estes métodos, a dispersão da matriz em fase sólida (MSPD), a extração líquido-líquido dispersiva (DLLME) e a extração em fase sólida dispersiva (dSPE) são investigadas para a extração de elementos essenciais e potencialmente tóxicos, além da sua aplicação em análise de especiação química em matrizes ambientais, forenses, biológicas e alimentícias. Os métodos de preparo de amostras são desenvolvidos visando a posterior determinação por técnicas cromatográficas (IC, LC-ICP-MS) e espectrométricas (HR-CS AAS e ICP-MS). Dentro desta linha de pesquisa, destaca-se ainda o estudo de novos materiais (nanomateriais e/ou biomateriais), incluindo aqueles obtidos de fontes renováveis, para serem utilizados como suportes sólidos e adsorventes.

 

Desenvolvimento de métodos eletroanalíticos para a determinação de analitos de interesse ambiental, alimentício e farmacêutico:

Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver novos métodos de determinação eletroanalítica de compostos orgânicos e inorgânicos em matrizes diversas assim como caracterização de materiais utilizados no desenvolvimento de sensores. Para tal, são utilizadas técnicas voltamétricas (cíclica, pulso diferencial, onda quadrada), morfológicas (MET, MEV) e espectroscópicas (impedância eletroquímica, UV-Vis, FTIR, EDS). Destaca-se que os sensores desenvolvidos tem sido obtidos a partir da combinação de materiais carbonáceos (grafite, carbono black), materiais de origem natural (ex: pectina, lignina, quitosana) e/ou resíduos agroindustriais (biochar de casca de arroz).


Estudos eletroquímicos em estado sólido:

Esta linha de pesquisa tem como objetivo a avaliação da utilização de eletrodos sólidos modificados para análises em solução assim como análises em estado sólido (voltametria de micropartículas imobilizadas - VIMP). A utilização da VIMP tem sido aplicada para o desenvolvimento de métodos de screening em estado sólido (drogas, solos, corantes, dentre outros) assim como elucidação de mecanismos redox em estado sólido (aliada à informações obtidas por FTIR e MEV).

 

Fracionamento químico e análise de especiação em amostras de alimentos utilizando métodos espectroscópicos:

Aplicação de técnicas de fracionamento e especiação visando caracterização nutricional de alimentos diversos.

Estudo de diferenças nutricionais entre alimentos orgânicos e convencionais:

Determinação de constituintes orgânicos e inorgânicos em alimentos provenientes de cultivos orgânico e convencional, visando o entendimento da influência do cultivo na absorção e metabolização de nutrientes.